Vou Casar Com Meu Primeiro Amor

Vou Casar Com Meu Primeiro Amor
Aqui seleciono o que encontro de mais elegante e moderno em decoração. Afinal, quem casa, quer casa!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Dicas de lavagem

Linho Branco - Usar os mesmos processos da roupa branca, podendo também ser lavado em água quente onde se juntou um pouco de bórax pulverizado e uma colher de essência de terebintina.
Estampados - Os tecidos não descoram e não mancham, juntando-se à última água de enxaguar, sal e vinagre.
Se o tecido listrado ou estampado de fundo branco manchou ou desbotou, quando posto para secar, deve ser levado à água novamente, enxaguando-se várias vezes acrescentando-se à última água (pouca) três colheres (sopa) de vinagre. Em seguida, apertar bem o tecido entre dois panos secos, secar á sombra e passar a ferro enquanto estiver ainda úmido.
Azul e Vermelho - Ficam como novos se após lavados, passarmos numa solução fraca de água com soda.

Verde e Vermelho - A chita ou o algodãozinho estampados nessas cores, desbotam facilmente; coloque então na água um pouco de limão, vinagre ou ácido nítrico.
Tecido Preto - Os tecidos pretos não perdem a cor nem encolhem, se após a lavagem ficarem de molho por alguns minutos numa água com sal ou potassa.
Para a roupa preta que foi lavada não ficar sem vida nem perder o seu tom negro, basta misturar à última água chá forte de folhas de trigo, ou, numa água de anil bem forte; deixe a roupa repousar nessas águas por alguns segundos, e depois estenda à sombra (fazer de preferência à noite).
Toalhas de Banho - Ficam sempre macias, se enxugadas em água com um pouco de vinagre e não forem passadas a ferro.
Para tirar o cheiro de mofo dessas toalhas e das de mesa, dos panos de copa ou dos guardanapos, devido à umidade dos armários, basta fervê-los numa solução de bicarbonato de sódio, na proporção de duas colherinhas (café) para um litro de água.



Malhas/Caxemira - Lavam-se essas peças, colocando-as em água morna suficiente para cobri-las, misturando uma colher (sopa) de bicarbonato. No momento de enxaguar, repetir a operação.



Cuidados:

Roupa com Zíper
Feche o zíper de suas roupas antes de lavá-las, só assim eles vão continuar abrindo e fechando bem por muito tempo.


Sintéticos - As roupas de fibras sintéticas, retêm o odor da transpiração, mesmo depois de lavadas. Para evitar que isso aconteça, basta deixá-las de molho na hora de se enxaguar (isto é, depois de limpas) numa solução de água com uma colher (sopa) de bicarbonato.


Não marque as sujeiras na roupa, só passe as roupas bem limpas, pois o calor fixa qualquer sujeira, ficando difícil removê-la depois.


Para não correr o risco de perder algum botão de sua roupa nova, passe uma camada de esmalte incolor bem no centro de cada botão. O esmalte criará uma película sobre a costura e o firmará no lugar.


Engomar roupa
1) Prepare um mingau com 2 litros de água e 2 colheres polvilho doce.
Mergulhe as peças nesse mingau e deixe escorrer no varal.
Passe o ferro quente com o tecido ainda úmido.
2) Cozinhe os grãos de arroz em muita água. Quando estiver cozido e a água grossinha, escorra numa peneira. A água peneirada é a goma do arroz, borrife sobre a roupa na hora em que estiver passando. Ah, aproveite o arroz cozido para fazer uns bolinhos ou arroz-doce.

fonte:
http://www.irenes.com.br/da_casa/lavanderia02.html


Nenhum comentário: